Professores e Professoras da área de Ciências da Natureza, sejam bem-vindos;
Está página é destinada à formação de professores da área dentro do horário de ATPC, seguindo as orientações do Professor Coordenador da escola.
O foco são os aspectos pedagógicos específicos da área na perspectiva do trabalho docente. Não pretende ser um receituário, com atividades prontas que o professor deve seguir, mas um conjunto de ideias e informações que possam subsidiar a e promover a reflexão do professor sobre sua prática.
As ATPC apresentam uma duração de 90 minutos e estão estruturadas em dois momentos, o primeiro de caráter conceitual e teórico e o segundo propondo momentos práticos de caráter procedimental, ligados ao saber fazer. No final, existe um formulário do Google onde vocês postarão as atividades e avaliarão a ATPC.
Clique na ATPC que deseja:
___________________________________________________
ATPC 2: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS
___________________________________________________
Agradecemos aos professores que realizaram as atividades.
Prestigie as reflexões dos colegas, acesse o material e comente ao final da página.
Professora Mislene Lima de Souza
EE Esther Garcia
Professora Maiara
Alves Pereira
EE Benedito Célio Siqueira
https://seducsp-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/alfonso_professor_educacao_sp_gov_br/ET4Q1BMo6AhMmRa0D0kHVdYBP_GY0s6opSp_BhaQISnmlw?e=aXPW7qProfessor Clayton Ferreira dos Santos
EE Santo Dias da Silva
Profa. Alana Souza Teixeira, Ciências Biológicas
EE Maria de Lourdes Almeida Sinisgalli
Professora Cássia Dias de Oliveira
EE David Zeiger e EE Tancredo Almeida Neves
Professor Ricardo Shiniti Ishihara
EE David Zeiger
Bruna Freitas
Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Almeida Sinisgalli
Antonio Irenaldo de Melo Ferreira
EE Engenheiro Argeo P Dias
___________________________________________________
Data: 21/05/2020
Duração: 90 minutos
Data de entrega do material: 25/05/2020
Objetivos:
- Diferenciar avaliação de exame.
- Refletir sobre o processo de avaliação no período de quarentena.
- Fazer um registro sobre o tema em uma das formas (vídeo, podcast, diagrama ou HQ sobre a proposta da atividade).
Esta pauta apresenta três atividades:
- Diferença entre avaliar e examinar.
- Produção de material com o tema como avaliar e não examinar.- Divulgação do material produzido e Avaliação da ATPC.
___________________________________________________
Atividade 1: Diferença
entre avaliar e examinar
Professor,
leia o texto sobre avaliação.
Tempo Estimado: 20 minutos.
O que você entende por avaliação?
Veja as tirinhas do Calvin e reflita sobre o conceito de avaliação:

Avaliação
é uma prática social que se estabelece na relação entre as pessoas e está diretamente ligada aos juízos de valores que
reforçam preconceitos e práticas (BOURDIEU, 1998; PATTO, 1999 apud
CHAMALIAN, 2011).
A nossa concepção de avaliação está relacionada a visão de educação que temos (HAIDT, 2003). Essa visão se constrói a partir da articulação da:
Em entrevista para a Nova Escola, um dos maiores especialistas em avaliação no Brasil, o Professor Cipriando Luckesi afirma que:
"A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. Do ponto de vista político-pedagógico, é uma tradição antidemocrática e autoritária, porque é centrada na pessoa do professor e no sistema de ensino, não em quem aprende".
Em outro trecho da entrevista ele afirma:
"A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. A avaliação é inclusiva porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político-pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante".
E por fim, destacamos outro este trecho:
"Nós, educadores do início do século 21, somos herdeiros do século 17. O modelo atual foi sistematizado na época da emergência da burguesia e da sociedade moderna. Se analisarmos documentos daquele tempo, como o Ratio Studiorum, dos padres da ordem dos jesuítas, ou a Didactica Magna, do educador tcheco Comênio, veremos que o modelo classificatório que praticamos hoje foi concebido ali. Muitos outros educadores propuseram coisas diferentes desde então, mas nenhuma dessas pedagogias conseguiu ter a vigência da pedagogia tradicional, que responde a um modelo seletivo e excludente. Existem também razões psicológicas para a insistência nos velhos métodos de avaliação: o professor foi muito examinado durante sua vida de estudante e, ao se tornar profissional, tende a repetir esse comportamento!".
Então, avaliar é diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de obter dados para planejar intervenções que possibilitem a melhoria da aprendizagem (LUCKESI, vídeo).
A avaliação dos alunos é o processo utilizado para reorientar as ações docentes (BRUNNER, 2000 apud CHAMALIAN, 2011; HAIDT, 2003).
A avaliação é contínua, processual e inclusiva. A preocupação é a aprendizagem e não a aprovação ou retenção (LUCKESI, 2005).
Examinar está diretamente ligado ao conceito de classificar, eliminar, selecionar alguém em detrimentos de outros.
A avaliação convida a aprender e o exame exclui o grupo que não conseguiu atingir o padrão estabelecido pelo avaliador.
Princípios
da avaliação:
-Avaliação
é um processo contínuo e sistemático.
-Avaliação
está em função dos objetivos previsto.
-Avaliação
é orientadora para alunos e professores.
-Avaliação
é integral (analisa as diferentes dimensões do comportamento do aluno –
afetivo, cognitivo e psicomotor)
Avaliação nesse momento da Covid-19
No modelo presencial, todo professor está acostumado a observar o andamento de uma sequência didática ou de um projeto no decorrer dele.
Agora, quando cada estudante está em sua própria casa, o desafio aumenta. Por isso, é fundamental pensar em estratégias que permitam que professor e aluno tenham dados para constantemente compreender como as aprendizagens estão acontecendo e, se necessário, realizar ajustes.
Segundo Lilian Bacich, a elaboração da avaliação deve estar presente desde o momento do planejamento: "É a ideia de planejamento reverso, em que o professor define primeiro os objetivos e pensa em como vai observar se eles foram alcançados ou não".
Sugestões:
Produção de material de educomunicação como vídeo, podast, mural, jornal, produção de HQ etc.
Podcast
Gravações de áudio digital podem ser ferramentas rápidas para capturar e documentar o aprendizado do aluno pois pode ser feita, editada e disponibilizada em minutos. É uma ferramenta especial para estudantes que possuem grandes ideias, mas tem dificuldade em transcrevê-las para a forma escrita. O Podcast surge como nova forma de aplicar a metodologia de ensino onde o aluno produz informação e troca conhecimento com os colegas como agente ativo na construção de seu aprendizado.
Quiz
O Quiz é uma plataforma para avaliação de conhecimentos sobre determinado assunto. Toda a lógica desse método passa por um questionário com alternativas onde o avaliado julga a opção mais correta, que podem ser uma boa alternativa para que os estudantes finalizem o estudo.
Mural
O mural pode ser utilizado de várias formas, tanto no modelo físico e presencial, como o mediado pela tecnologia. Podemos usar ferramentas como o WhatsApp, o Facebook e outras mais específicas como o Padlet. Ele permite que os estudantes anexem suas produções no formato de mural. Também é possível comentar nos conteúdos postados pelos colegas.
Na avaliação o importante é considerar diferentes formas do aluno se expressar, no intuito de verificar se a habilidade desenvolvida foi compreendida. Para isso, usamos diferentes instrumentos de avaliação.
Se você quiser saber mais sobre o que foi apresentado na pauta formativa, vá até o final e veja o item Para saber mais, nele temos dicas de livros, textos de internet e vídeos com tutoriais.
___________________________________________________
Atividade 2: Produção de material com o tema como avaliar e não examinar.
Diante do texto que você leu sobre avaliação e exame, a proposta da atividade é que você registre a sua percepção sobre o tema “Como avaliar e não examinar?”. Esse registro pode ser por diferentes formas, diagrama, infográfico, vídeo, podcast, um texto etc.
Tempo sugerido: 50 minutos
-Reflita na diferença entre avaliar e examinar.
- Pense sobre o tema: como avaliar e não examinar nesse período da Covid-19.
- Escolha a forma de apresentação do seu registro (Word, Power Point, Sway, Podcast, Vídeo etc.).
- Registre sua impressão sobre o tema: “Como avaliar e não examinar?” no formato escolhido.
-Envie o material produzido pelo grupo de WhatsApp na próxima atividade.
Como fazer podcast: o caso da empresa que faturou 7 milhões em 24 horas com essa mídia. https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-podcast/
- Registre sua impressão sobre o tema: “Como avaliar e não examinar?” no formato escolhido.
-Envie o material produzido pelo grupo de WhatsApp na próxima atividade.
ATENÇÃO: Vocês podem interagir para trocar ideias no grupo de WhatsApp, por favor identifique-se ao entrar no grupo (nome e escola).
Clique no link para entrar no grupo de WhatsApp:
Esse grupo será somente para interação, postagem desta atividade e eventuais comentários dos colegas.
___________________________________________________
Atividade 3: Divulgação do material produzido e Avaliação da ATPC.
Nesta atividade você divulgará o seu material. Para valorizar as diferentes produções, veja alguns materiais produzidos pelos colegas e comente. Os materiais postados também serão inseridos no blog, outro momento para prestigiar o trabalho e de interação.
Por fim, você avaliará a ATPC pelo formulário da Google que se encontra no blog.
Tempo sugerido: 20 minutos
No grupo de WhatsApp insira o seu registro. No caso de podcast ou vídeo compartilhe o link se for o caso.
Agradecemos a sua participação.
Alfonso e Michele
PARA SABER MAIS:
CHAMALIAN, Helena C. A Gestão do Ensino e da Aprendizagem no Projeto Pedagógico. São Paulo, REDEFOR – USP, 2011.HAIDT, Regina C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática, 2003.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem; visão geral. Disponível em: www.luckesi.com.br.
Entrevista Nova Escola com Cipriano Luckesi
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem; visão geral. Disponível em: www.luckesi.com.br.
Entrevista Nova Escola com Cipriano Luckesi
Como avaliar de forma contínua no modelo a distância
Gamificação de quiz em sala de aula
Assista ao vídeo de Cipriano Luckesi para a SM Educação.
O que é um podcast
Produção de Podcast
Gamificação de quiz em sala de aula
Contamos com a sua colaboração, deixe seu comentário e sugestões de temas para ATPC.
ResponderExcluirMeus comentários ficaram no grupo de WhatsApp, conforme recebemos eu leio e comento.
ResponderExcluirA avaliação é na realidade um termo que gera confusões, está longe de ser um exame. Nada contra eles, muitas vezes esse é o recurso mais apropriado para classificar. Contudo, não nos diz muita coisa além de que não passamos, seja no vestibular, no Enem ou em concursos.
Mas será que o papel da escola é classificar ou ensinar? A avaliação é diagnóstica e formativa porque a sua preocupação é ensinar para o aluno aprender. Ela identifica dificuldades para instrumentalizar o professor a buscar novas metodologias, a escolher outros instrumentos que possam lhe dizer se o aluno aprendeu . Nesse sentido, Luckesi deixa claro que avaliar não é examinar ou classificar porque o objetivo maior é aprender.
Em síntese, foram essas as colocações dos colegas, cada um focando em um aspecto, cada um escolheu uma forma de se expressar, inclusive por meio de HQ com animação.
Abraço a todos.