RECURSOS DIDÁTICOS

Se você tem uma forma diferenciada de trabalhar algum assunto da nossa área e que deu certo e deseja publicar aqui, nos envie o passo-a-passo para que possamos publicar, não esqueça de coloca o nome completo, a série/ano e a escola que aplicou. O envio deve ser pelo formulário da Google que estará disponível em breve.



Durante a pandemia em uma das ATPC sobre o uso do vídeo em sala de aula, nós solicitamos aos professores que compatilhassem os vídeos que já usaram como recurso didático, o resultado foi uma planilha de Excel com várias indicações. 

Na planilha, você além do título do vídeo ou do portal, há a indicação da duração, o link, a disciplina, o público alvo e o contexúdo explorado
Baixe a planilha, é só clicar aqui.

Matéria de Capa é um programa da TV Cultura que aborda vários temas de interesse da Ciência, como os limites do universo, pela saúde dos mares, alimento para todos, era digita, sobrepeso e obesidade, sexta extinção de espécies, reino dos fungos, do centro da Terra etc. 


Assista o vídeo sobre o Antropoceno, estaríamos em uma nova era geológica?

Duração: 24 min.


Guerreiros da Amazônia, série de desenhos animados que tratam dos principais problemas da região, como biopirataria, garimpo ilegal, desmatamento, incêndio criminoso, contrabando de madeira, água contaminada etc. Os super-heróis se unem para salvar a Amazônia.



Assista ao primeiro vídeo: Guerreiros da Amazônia
Duração:4 min. 38 s



Para crianças temos o canal do Incrível Pontinho Azul, com vários temas, por exemplo, corpo humano, célula, volume, massa, energia, átomo, soluto e solvente, movimento da Lua etc. 

Assista ao vídeo Efeito Estufa - aquecendo a Terra de forma natural
Duração: 2 min. 38 s



Kurzgesagt em Português 
Canal de animação que explica uma série assuntos científicos e do mundo em que vivemos.

Assista ao vídeo: O ser mais mortal do planeta Terra - O bacteriófago
Duração: 7 min. 45 s 



Aqui alguns canais interessantes com sugestões de experimentação.

Manual do Mundo, além dos tradicionais experimentos, o canal também faz visitas a locais de interesse como o museu da NASA nos EUA e a visita a fábrica de etanol de milho.


GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química da USP

Ponto Ciência









DOCUMENTOS OFICIAIS

Professor, aqui é uma página para divulgar ideias de como trabalhar alguns conteúdos da área. São recursos que podem ser utilizados para complementar a trilha de aprendizagem que você preparou.

Clique no link do componente curricular que desejar para ter acesso a recursos mais específicos e abaixo estão os links para acesso aos documentos oficiais dos anos finais e médio.





Cadernos Antigos do Professor São Paulo Faz Escola (somente para pessoas com email da Secretaria da Educação - SEDUC).
https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/SaoPauloFazEscola/Caderno%20do%20Professor/Ci%C3%AAncias?csf=1&e=vfMWPG



O currículo tem uma introdução e alguns pontos em comum na área e depois há os aspectos específicos de cada área, inclusive os conteúdos e as competências e habilidades por bimestre para cada disciplina.





Documento com a relação de habilidades/ competências, conteúdos, avaliação processual e as situações de aprendizagens por disciplina, ano, série dos respectivos cadernos.







Cadernos do Professor São Paulo Faz Escola (somente para pessoas com email da Secretaria da Educação - SEDUC).

Biologia
https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/SaoPauloFazEscola/Caderno%20do%20Professor/Biologia?csf=1&e=a5YffK

Física
https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/SaoPauloFazEscola/Caderno%20do%20Professor/F%C3%ADsica?csf=1&e=cpcj9M


Química
https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/SaoPauloFazEscola/Caderno%20do%20Professor/Qu%C3%ADmica?csf=1&e=qFZzY9














PCN+ de Ciências da Natureza
Documento com orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog