8º CAMPEONATO DE FOGUETES DA SUL 3

 Nos dias 6 e 7 de junho ocorreu o 8º Campeonato de Foguetes na ADC Eletropaulo, localizada na Rua Peixe Vivo, 155 - Jardim Santa Helena. O dia 6 de junho foi para a categoria Curumim (anos iniciais), o resultado está na tabela:

RESULTADOS DO 8ºCAMPEONATO DE FOGUETES DA SUL 3 - CATEGORIA CURUMIM

Este ano a categoria Curumim nos surpreendeu, foram 37 equipes! A média são de três equipes por edição. Por isso, tivemos que dividir os lançametos em dois dias, o dia 6 para a categoria Curumim e o dia 7 para a categoria Juvenil.

Tudo começou com a orientação técnica que ocorreu em maio, os professores se engajaram, trocaram experiências e construíram as bases. Os alunos construíram e testaram os foguetes. Essa preparação para o campeonato é uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem alguns conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, prinicipalmente desenvolverem as habilidades científicas de levantar questionamentos sobre como fazer um foguete ir mais longe,? O que acontece se o foguete tiver 3 ou 4 aletas? Qual o peso ideal para a coifa? O formato da coifa e das aletas influencia o voo do foguete? Claro que tudo isso precisa ser registrado em texto ou tabelas, o desenho também ajuda a criança ou o jovem a pensar. Diante dos dados, a equipe precisa pensar qual a melhor configuração do foguete, aquela que ele irá mais longe. 

No dia do campeonato as crianças bricaram no parquinho, fizeram piquenique e lançaram os foguetes, foi um dia especial para todos.




Seguem algumas fotos e a lista de classificação, embora todos sejam campeões!


Comissão Organizadora do Campeonato




















RESULTADOS DO 8º CAMPEONATO DE FOGUETES DA SUL 3 -CATEGORIA JUVENIL

No dia 7 de junho de 2023, as equipes da categoria Juvenil do 8º Campeonato de Foguetes da Sul 3 laçaram seus foguetes. Dessa vez cada escola poderia lançar 2 foguetes todos com o compreesor de ar, ou seja, todos com a mesma calibração de 60 libras. Foram 46 escolas inscritas, duas a mais em relação a edição de 2022. 

Muitas escolas fizeram testes minuciosos, testaram diferentes volumes de água, formatos e tamanhos das aletas, massa e formatos da coifa. Os materiais da coifa e das aletas consideraram a aerodinâmica. Outra inovação perceptível foi a variedade de bases de lançamento, algumas de madeira, outras metálicas. Algumas altas e outras com ajustes no ângulo de lançamento, as travas usaram as famosas abraçadeiras de plástico, outras com gancho de metal e até uma que fez o dispositivo de trava com ratoeira acionada remotamente pelo celular. Também percebemos bases com manômetro instalado. As travas melhoraram muito desde a primeira edição em 2014, mas ainda é um grande desafio. Outro desafio é a vedação do tubo de lançamento, o foguete ao ser pressurizado acaba deixando escapar ar e água. Algumas equipes precisaram retirar a água da base antes de lançar o segundo foguete.

A vibração dos estudantes e o engajamento foram as marcas do evento, e isso só foi possível graças aos professores e professoras que acreditam na escola pública de qualidade.


Agradecemos aos professores Daniel, Fernanda, Milton e Thiago, aos CGP Pamela e Wanderlei  e à equipe da Imprensa Jovem pela grande contribuição para que este evento ocorresse. 

Para ver as fotos tiradas pela Imprensa Jovem é só acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/1DdlecwBAfpVHgKeyd1JJtscjVuH0IEoL 


FOTOS IMPRENSA JOVEM SUL 3 E OS RESULTADOS DA CATEGORIA JUVENIL
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog