ATPC

Professores e Professoras da área de Ciências da Natureza, sejam bem-vindos;


Está página é destinada à formação de professores da área dentro do horário de ATPC, seguindo as orientações do Professor Coordenador da escola.

O foco são os aspectos pedagógicos específicos da área na perspectiva do trabalho docente. Não pretende ser um receituário, com atividades prontas que o professor deve seguir, mas um conjunto de ideias e informações que possam subsidiar a e promover a reflexão do professor sobre sua prática.

As ATPC apresentam uma duração de 90 minutos e estão estruturadas em dois momentos, o primeiro de caráter conceitual e teórico e o segundo propondo momentos práticos de caráter procedimental, ligados ao saber fazer. No final, existe um formulário do Google onde vocês postarão as atividades e avaliarão a ATPC.

Clique na ATPC que deseja:


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ATPC 2: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS
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Agradecemos aos professores que realizaram as atividades.
 
Prestigie as reflexões dos colegas, acesse o material e comente ao final da página.
 
Professora Mislene Lima de Souza
EE Esther Garcia

Professora Maiara Alves Pereira  
EE Benedito Célio Siqueira
https://seducsp-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/alfonso_professor_educacao_sp_gov_br/ET4Q1BMo6AhMmRa0D0kHVdYBP_GY0s6opSp_BhaQISnmlw?e=aXPW7q

Professor Clayton Ferreira dos Santos 
EE Santo Dias da Silva

Duração: 90 minutos
Data de entrega do material: 25/05/2020



Objetivos:
  • Diferenciar avaliação de exame.
  • Refletir sobre o processo de avaliação no período de quarentena.
  • Fazer um registro sobre o tema em uma das formas (vídeo, podcast, diagrama ou HQ sobre a proposta da atividade).
Esta pauta apresenta três atividades:
- Diferença entre avaliar e examinar.
- Produção de material com o tema como avaliar e não examinar.
- Divulgação do material produzido e Avaliação da ATPC.

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Atividade 1: Diferença entre avaliar e examinar

Professor, leia o texto sobre avaliação.

Tempo Estimado: 20 minutos.


O que você entende por avaliação?

Veja as tirinhas do Calvin e reflita sobre o conceito de avaliação:






Avaliação é uma prática social que se estabelece na relação entre as pessoas e está diretamente ligada aos juízos de valores que reforçam preconceitos e práticas (BOURDIEU, 1998; PATTO, 1999 apud CHAMALIAN, 2011).


A nossa concepção de avaliação está relacionada a visão de educação que temos (HAIDT, 2003). Essa visão se constrói a partir da articulação da:




Em entrevista para a Nova Escola, um dos maiores especialistas em avaliação no Brasil, o Professor Cipriando Luckesi afirma que:

"A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. Do ponto de vista político-pedagógico, é uma tradição antidemocrática e autoritária, porque é centrada na pessoa do professor e no sistema de ensino, não em quem aprende".


Em outro trecho da entrevista ele afirma:

"A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. A avaliação é inclusiva porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político-pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante".


E por fim, destacamos outro este trecho:

"Nós, educadores do início do século 21, somos herdeiros do século 17. O modelo atual foi sistematizado na época da emergência da burguesia e da sociedade moderna. Se analisarmos documentos daquele tempo, como o Ratio Studiorum, dos padres da ordem dos jesuítas, ou a Didactica Magna, do educador tcheco Comênio, veremos que o modelo classificatório que praticamos hoje foi concebido ali. Muitos outros educadores propuseram coisas diferentes desde então, mas nenhuma dessas pedagogias conseguiu ter a vigência da pedagogia tradicional, que responde a um modelo seletivo e excludente. Existem também razões psicológicas para a insistência nos velhos métodos de avaliação: o professor foi muito examinado durante sua vida de estudante e, ao se tornar profissional, tende a repetir esse comportamento!".




Então, avaliar é diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de obter dados para planejar intervenções que possibilitem a melhoria da aprendizagem (LUCKESI, vídeo). 

A avaliação dos alunos é o processo utilizado para reorientar as ações docentes  (BRUNNER, 2000 apud CHAMALIAN, 2011; HAIDT, 2003).

A avaliação é contínua, processual e inclusiva. A preocupação é a aprendizagem e não a aprovação ou retenção (LUCKESI, 2005). 

Examinar está diretamente ligado ao conceito de classificar, eliminar, selecionar alguém em detrimentos de outros.

A avaliação convida a aprender e o exame exclui o grupo que não conseguiu atingir o padrão estabelecido pelo avaliador.

Princípios da avaliação:
-Avaliação é um processo contínuo e sistemático.
-Avaliação está em função dos objetivos previsto.
-Avaliação é orientadora para alunos e professores.
-Avaliação é integral (analisa as diferentes dimensões do comportamento do aluno – afetivo, cognitivo e psicomotor) 



Avaliação  nesse momento da Covid-19

No modelo presencial, todo professor está acostumado a observar o andamento de uma sequência didática ou de um projeto no decorrer dele. 

Agora, quando cada estudante está em sua própria casa, o desafio aumenta. Por isso, é fundamental pensar em estratégias que permitam que professor e aluno tenham dados para constantemente compreender como as aprendizagens estão acontecendo e, se necessário, realizar ajustes.

Segundo Lilian Bacich, a elaboração da avaliação deve estar presente desde o momento do planejamento: "É a ideia de planejamento reverso, em que o professor define primeiro os objetivos e pensa em como vai observar se eles foram alcançados ou não".

Sugestões:
Produção de material de educomunicação como vídeo, podast, mural, jornal, produção de HQ etc.

Podcast
Gravações de áudio digital podem ser ferramentas rápidas para capturar e documentar o aprendizado do aluno pois pode ser feita, editada e disponibilizada em minutos. É uma ferramenta especial para estudantes que possuem grandes ideias, mas tem dificuldade em transcrevê-las para a forma escrita. O Podcast surge como nova forma de aplicar a metodologia de ensino onde o aluno produz informação e troca conhecimento com os colegas como agente ativo na construção de seu aprendizado.

Quiz
O Quiz é uma plataforma para avaliação de conhecimentos sobre determinado assunto. Toda a lógica desse método passa por um questionário com alternativas onde o avaliado julga a opção mais correta, que podem ser uma boa alternativa para que os estudantes finalizem o estudo.

Mural
O mural pode ser utilizado de várias formas, tanto no modelo físico e presencial, como o mediado pela tecnologia. Podemos usar ferramentas como o WhatsApp, o Facebook e outras mais específicas como o Padlet.  Ele permite que os estudantes anexem suas produções no formato de mural. Também é possível comentar nos conteúdos postados pelos colegas.


Na avaliação o importante é considerar diferentes formas do aluno se expressar, no intuito de verificar se a habilidade desenvolvida foi compreendida. Para isso, usamos diferentes instrumentos de avaliação. 



Se você quiser saber mais sobre o que foi apresentado na pauta formativa, vá até o final e veja o item Para saber mais, nele temos dicas de livros, textos de internet e vídeos com tutoriais.

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Atividade 2: Produção de material com o tema como avaliar e não examinar.

Diante do texto que você leu sobre avaliação e exame, a proposta da atividade é que você registre a sua percepção sobre o tema “Como avaliar e não examinar?”. Esse registro pode ser por diferentes formas, diagrama, infográfico, vídeo, podcast, um texto etc.

Tempo sugerido: 50 minutos

Professor, nesta atividade:

-Reflita na diferença entre avaliar e examinar.

- Pense sobre o tema: como avaliar e não examinar nesse período da Covid-19.

- Escolha a forma de apresentação do seu registro (Word, Power Point, Sway, Podcast, Vídeo etc.).

- Registre sua impressão sobre o tema: “Como avaliar e não examinar?” no formato escolhido.

-Envie o material produzido pelo grupo de WhatsApp na próxima atividade.

ATENÇÃO: Vocês podem interagir para trocar ideias no grupo de WhatsApp, por favor identifique-se ao entrar no grupo (nome e escola).  

Clique no link para entrar no grupo de WhatsApp: 

Esse grupo será somente para interação, postagem desta atividade e eventuais comentários dos colegas. 
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Atividade 3: Divulgação do material produzido e Avaliação da ATPC.

Nesta atividade você divulgará o seu material. Para valorizar as diferentes produções, veja alguns materiais produzidos pelos colegas e comente. Os materiais postados também serão inseridos no blog, outro momento para prestigiar o trabalho e de interação.

Por fim, você avaliará a ATPC pelo formulário da Google que se encontra no blog. 

Tempo sugerido: 20 minutos 

No grupo de WhatsApp insira o seu registro. No caso de podcast ou vídeo compartilhe o link se for o caso.


Agradecemos a sua participação.
Alfonso e Michele

PARA SABER MAIS:

CHAMALIAN, Helena C. A Gestão do Ensino e da Aprendizagem no Projeto Pedagógico. São Paulo, REDEFOR – USP, 2011.

HAIDT, Regina C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática, 2003.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem; visão geral. Disponível em: www.luckesi.com.br.

Entrevista Nova Escola com Cipriano Luckesi

Como fazer podcast: o caso da empresa que faturou 7 milhões em 24 horas com essa mídia. https://klickpages.com.br/blog/como-fazer-podcast/

Como avaliar de forma contínua no modelo a distância

Assista ao vídeo de Cipriano Luckesi para a SM Educação.



O que é um podcast


Produção de Podcast



Gamificação de quiz em sala de aula

2 comentários:

  1. Contamos com a sua colaboração, deixe seu comentário e sugestões de temas para ATPC.

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  2. Meus comentários ficaram no grupo de WhatsApp, conforme recebemos eu leio e comento.

    A avaliação é na realidade um termo que gera confusões, está longe de ser um exame. Nada contra eles, muitas vezes esse é o recurso mais apropriado para classificar. Contudo, não nos diz muita coisa além de que não passamos, seja no vestibular, no Enem ou em concursos.

    Mas será que o papel da escola é classificar ou ensinar? A avaliação é diagnóstica e formativa porque a sua preocupação é ensinar para o aluno aprender. Ela identifica dificuldades para instrumentalizar o professor a buscar novas metodologias, a escolher outros instrumentos que possam lhe dizer se o aluno aprendeu . Nesse sentido, Luckesi deixa claro que avaliar não é examinar ou classificar porque o objetivo maior é aprender.

    Em síntese, foram essas as colocações dos colegas, cada um focando em um aspecto, cada um escolheu uma forma de se expressar, inclusive por meio de HQ com animação.

    Abraço a todos.

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