A crise ambiental gerada pela má relação entre homem e meio ambiente é antiga. O termo biodegradáveis fazia parte do meu vocabulário desde que estava no colegial, antigo ensino médio, faz um tempinho.
As pessoas reagem de diferentes formas diante dessa crise, alguns nem estão aí, outros pensam sobre o tema e ainda existem aqueles que tentam fazer algo.
|
Aranha Nephila Clavipes: fios de sua teia foram utilizados para a produção de cabos elétricos ecologicamente corretos(Thinkstock)
É o caso dos pesquisadores americanos da Universidade do Estado da Flórida. Eles conseguiram criar fios elétricos biodegradáveis a partir da teia da aranha-de-teia-dourada.
Leia o artigo da Veja, é muito interessante. A tecnologia e a ciências não são neutras, como diria Rubem Alves, a ciência é como se fosse um barco e o cientista o barqueiro. A direção quem dá é o barqueiro. Ela caminha pelo percurso que o barqueiro dirigir.
Com os alunos podemos realizar vários questionamentos:
1-O que significa biodegradável? Por que esses fios, quando puderem ser comercializados, trarão benefícios em relação aos fios comuns?
... que outras perguntas poderíamos fazer?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário