sexta-feira, 29 de novembro de 2013

IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE


A aluna Laura chegou hoje da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, bastante emocionada e satisfeita com as discussões em que participou está com várias ideias para movimentar a comunidade rumo à escola sustentável.

Ela foi uma das representantes do Estado de São Paulo, ao todo foram 27.


Esse evento começou no início do ano com a realização da conferência na escola. Das 26 escolas inscritas no site do MEC, 17 participaram da conferência regional que ocorreu em Águas de Lindoia nos dias 3 e 4 de outubro. Os delegados, como são chamados os alunos representantes, participaram de palestras e de oficinas. A atividade mais importante foi a fusão de projetos. Ela consistiu na fusão dos projetos de 2 escolas, para isso, os delegados foram divididos em duplas e algumas vezes em trios. Esses, apresentavam o projeto da sua escola para os demais, discutiam a fusão e elaboravam um novo documento. No final da conferência cada novo projeto foi apresentado na plenária.

Os professores também se reuniram para discutir e eleger um representante para a fase estadual e a Profa. Edilene Luchesi foi uma das duas pessoas escolhidas. Ao todo foram 30 professores que participaram da conferência regional.

A fase estadual também foi realizada em Águas de Lindoia. Nela os delegados foram divididos em 12 grupos, cada um elaborou o seu projeto que foi valorado por todos no final da conferência. Em plenária os representantes estaduais foram apresentados, alunos e professores.

Todo esse movimento tem a finalidade de criarmos escolas sustentáveis de forma democrática e participativa. Nesse conceito, o aluno é protagonista do mundo que construirá. Sustentabilidade entendida como uma relação harmônica entre os aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais. Dessa forma, a violência escolar, o consumo de água, o repeito para com as diferenças e a questão do lixo são temas da pauta ambiental.

Precisamos refletir e agir sobre o ambiente escolar na perspectiva global. É dessa forma que poderemos transformar a nossa sociedade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog