quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RECURSO DIDÁTICO ELABORADO PELA FUNDAÇÃO SMITHSONIAN X3D

O recurso é interessante, ele mostra os modelos em 3 dimensões que são vários. Com a ajuda do mouse podemos girar o modelo que foi escaneado em 3D. No caso é de uma baleia rorqual. No modo Tour você tem as informações sobre o modelo.


Texto traduzido:

Cerro Ballena - salvar dados de um site exclusivo

Escrito por Nicholas Pyenson

Cerro Ballena (em Chile) preserva dezenas de esqueletos de baleias fósseis, incluindo os apresentados aqui como conjuntos de dados 3D, que pertencem a um grupo específico de baleias chamado rorquals (conhecido pelo seu nome científico de Balaenopteridae). As rorquals ainda estão vivas hoje, e incluem muitas espécies emblemáticas de baleias não extintas, como a jubarte (Megaptera novaeangliae), a azul ( Balaenoptera musculus) e a minke (Balaenoptera acutorostrata). Elas são caracterizadas por seu estilo de alimentação única chamada estocada - alimentação, por meio de que engolir grandes quantidades de água presa - carregada com as suas grandes mandíbulas. Foram alvo em grande escala da industrial baleeira no século 20, embora nenhuma dessas espécies foram extintas.

Os rorquals fósseis de Cerro Ballena provavelmente pertencem a uma mesma espécie (ainda a definir). Incluem diversos tamanhos, e, a julgar pelas características de seus ossos, parecem representar diferentes classes de idade. Os ossos dos esqueletos são principalmente agrupados juntos, e, geralmente, podem ser localizados dentro ou perto da sua posição anatômica original.

Leia mais sobre as baleias rorqual em laboratório blog de Nick Pyenson: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog