domingo, 23 de março de 2014

INTEGRAÇÃO CURRICULAR POR ÁREAS COM EXTINÇÃO DAS DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO

Caros professores de física e de outras áreas de ciências naturais, há uma discussão polêmica sobre a extinção das disciplinas. A seguir um resumo do artigo científico e no link ele completo. É importante que reflitamos sobre o que está ocorrendo para nos posicionar de forma crítica e responsável, seja a favor ou contra. O artigo saiu em uma importante revista sobre o ensino de física.

O resumo foi retirado do próprio artigo:

O Ministério da Educação (MEC) tem anunciado uma integração curricular por áreas do conhecimento no Ensino Médio brasileiro sob os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nessa mudança, as disciplinas de física, química e biologia seriam ministradas por um único professor sob a denominação de “ciências da natureza”. A partir de pesquisa documental, pretendemos mostrar nesse artigo que, embora essa mudança ainda
esteja em fase de discussão, ela já é uma realidade em muitas escolas, sendo perfeitamente legal sob o ponto de vista dos documentos oficiais. Tal mudança também é incentivada por uma série de políticas públicas para a educação ao do Governo Federal, como a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), a reformulação dos livros didáticos e a universalização do ENEM. Também mostramos nesse trabalho, a partir de revisão bibliográfica, que a interdisciplinaridade tem sido estudada e defendida pela pesquisa em ensino de física/ciências apenas em momentos específicos na sala de aula e não de maneira integrada, evidenciando que a mudança proposta pelo MEC não tem qualquer respaldo científico.

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