Professoras
e professores que participaram da OT sobre Alcoolismo e o ensino de química e
biologia, segue a transcrição das questões elaboradas por vocês. Se você trabalhar o tema em sala de aula
poderá utilizar as questões para problematizar, sistematizar os conhecimentos
envolvidos ou até promover a aplicação dos mesmos pelos estudantes.
Antes,
apresentamos algumas dicas sobre a elaboração de questões abertas e fechadas
(múltipla escolha) sugeridas por especialistas na área.
Segundo Haidt (2003) as questões
dissertativas ou perguntas abertas podem ser utilizadas para diferentes
finalidades entre elas: organizar, relacionar ou enumerar, selecionar,
descrever, analisar, definir, exemplificar, explicar, comparar, sintetizar,
esquematizar, interpretar e criticar. Elas propõem aos alunos organizar e
escrever a resposta com as próprias palavras.
Os testes,
questões fechadas, objetivas ou questão de múltipla escolha se caracterizam
pela uniformização dos procedimentos de aplicação e correção.
Para os especialistas
o termo questão tem o mesmo
significado de item. Assim, prova,
lista de exercícios e outras denominações são instrumentos de coleta de
dados sobre a aprendizagem do aluno de forma escrita.
Isauro Beltran
Nünez (DEPED/UFRN), sobre questões escritas destaca que precisamos considerar
ao elaborar uma prova escrita: a validade e a confiabilidade. Assim, para ele:
“uma prova é válida quando consegue avaliar o que se pretende. [...] O conceito
de validade só tem sentido em relação ao objetivo da prova. [...] uma prova
pode ser válida para uma situação, e não ser para outra. A validade também se
refere à adequada correspondência da questão com os conteúdos e as exigências
cognitivas da formação inicial. Se a avaliação tiver validade, pode-se inferir que
nota alta implica boa aprendizagem do conteúdo expresso no objetivo da questão.
Uma prova é confiável quando seus resultados merecem credibilidade. Isso
implica, por exemplo, a definição de critérios adequados para a correção de
provas discursivas, de tal forma que diferentes examinadores (da mesma
disciplina) ou o mesmo avaliador em momentos diferentes possam atribuir a mesma
nota a um mesmo candidato, reduzindo-se o número de discrepância. Assim, a
confiabilidade depende da observância aos critérios de correção previamente
estabelecidos por quem corrige a prova. [...] A confiabilidade está relacionada
à como avaliamos e corrigimos".
Para elaborar
questões de múltipla escolha ou dissertativas é importante pensar: no
texto-base e no enunciado. No caso da questão objetiva teremos que pensar
também nas alternativas. O texto-base consiste em figuras, tabelas, gráficos e
textos cuja a função é motivar e compor a situação-problema apresentada no
enunciado. O enunciado deverá apenas considerar exatamente as informações
necessárias à situação-problema, contendo obrigatoriamente a instrução ou
comando para do que o aluno deverá realizar. Ela pode ser expressa por meio de
pergunta ou frase a ser completada (INEP, 2010).
Exemplo de
questão objetiva ou múltipla escolha:
Exemplo da
mesma questão de forma dissertativa:
BIOLOGIA
- Quais são as aplicações do uso do álcool para o Sistema Nervoso Central ?
- De que maneira o álcool é metabolizado pelo organismo?
- Quais os sintomas observados em indivíduos, após a ingestão de bebidas alcoólicas?
- O metanol faz parte do grupo dos alcoóis o que acontece se alguém consumir a pequena quantidade de 30ml desse álcool?
- Quais partes do organismo humano são afetadas diretamente pelo consumo de bebidas alcoólicas?
- Quais os problemas do uso do álcool por longos períodos?
- Aponte quais são os principais efeitos do álcool nos reflexos de um jovem ?
- Em média 45 gramas de etanol (120 ml de aguardente), com estômago vazio, fazem o sangue ter concentração de 0,6 a 1,0 grama por litro; após refeição a concentração é de 0,3 a 0,5 grama por litro. Um conteúdo igual de etanol, sob a forma de cerveja (1,2 litros), resulta 0,4 a 0,5 gramas de etanol por litro de sangue, com estômago vazio e 0,2 a 0,3 gramas por litro, após uma refeição mista. Em relação a esses dados podemos afirmar:
b) pessoas
que consomem cachaça após a refeição apresentam menor concentração de álcool no
sangue do que aquelas que consomem cerveja
c) a
alimentação diminui a concentração de álcool no sangue
d) pessoas
que consomem álcool após a refeição apresentam a absorção mais lenta da bebida
ASPECTOS SOCIAIS
- Você concorda que o alcoolismo é questão de cultura? Isso varia de região para região? Construa o gráfico representativo?
- Relacione o álcool como porta de entrada para outras drogas.
- O uso exagerado do álcool vem sendo um grande problema para a sociedade, como conscientizar os nossos jovens e como fazer um resgate de um jovem viciado até que ponto a bebida é social ou prejudicial?
- Analisando um grupo de meninos que faz uso da bebida alcoólica, qual tipo de ajuda pode ser oferecida a família desses jovens? O que o governo nos oferece nessa problematização?
- Descreva quais são os danos que uma pessoa alcoolizada pode gerar para a sociedade.
QUÍMICA
- Analise a influência da concentração do álcool na transformação química.
- Monte e faça o balanceamento das equações químicas envolvidas no processo.
- Qual a ocorrência da transformação química?
- Represente a transformação química por meio de uma equação.
- Quais as principais características dos alcoóis?
- Como obter uma solução de álcool 30%? Caracterize o teor alcoólico como forte ou fraco.
- Com base no experimento, qual a relação de tempo gasto entre a reação que ocorreu entre álcool mais concentrado e o menos com dicromato.
- Analisando a reação química, pesquise qual foi a reação do dicromato de potássio com o álcool.
- Neste mesmo processo houve uma reação de oxirredução. Determine a reação de oxidação, de redução, o agente oxidante e o agente redutor.
- Determine a massa necessária de álcool para se preparar uma solução à 70%.
- Observando o resultado experimental a que conclusão você chega?
- O bafômetro ou etilômetro é um aparelho utilizado para identificar e determinar a concentração de etanol no ar espirado. A reação química que ocorre no aparelho entre o dicromato e o álcool pode ser representada pela equação:
- K2Cr2O7(aq) + H2SO4 (aq) + CH3CH2OH(g) à Cr2(SO4)3 (aq) + CH3CHO(g) + K2SO4(aq) + H2O (l)
- Escreva a equação química balanceada.
- A oxidação do etanol pelo dicromato de potássio (K2Cr2O7) ocorre em duas etapas, primeiro forma o etanal e depois este é oxidado a ácido etanoico (ácido acético). Por isso, o vinho transforma-se em vinagre. Represente a fórmula estrutural dessas duas substâncias.
- A maioria das cervejas vendidas tem entre 4,5 e 5,5% de etanol. Se uma pessoa consumiu 6 latas de cerveja com teor de 5%, qual a massa de álcool consumida. (MMetanol= 46g/mol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário