quinta-feira, 22 de maio de 2014

QUESTÕES SOBRE A TEMÁTICA ALCOOLISMO

Professoras e professores que participaram da OT sobre Alcoolismo e o ensino de química e biologia, segue a transcrição das questões elaboradas por vocês.  Se você trabalhar o tema em sala de aula poderá utilizar as questões para problematizar, sistematizar os conhecimentos envolvidos ou até promover a aplicação dos mesmos pelos estudantes.




Antes, apresentamos algumas dicas sobre a elaboração de questões abertas e fechadas (múltipla escolha) sugeridas por especialistas na área.
Segundo Haidt (2003) as questões dissertativas ou perguntas abertas podem ser utilizadas para diferentes finalidades entre elas: organizar, relacionar ou enumerar, selecionar, descrever, analisar, definir, exemplificar, explicar, comparar, sintetizar, esquematizar, interpretar e criticar. Elas propõem aos alunos organizar e escrever a resposta com as próprias palavras.
Os testes, questões fechadas, objetivas ou questão de múltipla escolha se caracterizam pela uniformização dos procedimentos de aplicação e correção.
Para os especialistas o termo questão tem o mesmo significado de item.  Assim, prova,  lista de exercícios e outras denominações são instrumentos de coleta de dados sobre a aprendizagem do aluno de forma escrita.

Isauro Beltran Nünez (DEPED/UFRN), sobre questões escritas destaca que precisamos considerar ao elaborar uma prova escrita: a validade e a confiabilidade. Assim, para ele: 
“uma prova é válida quando consegue avaliar o que se pretende. [...] O conceito de validade só tem sentido em relação ao objetivo da prova. [...] uma prova pode ser válida para uma situação, e não ser para outra. A validade também se refere à adequada correspondência da questão com os conteúdos e as exigências cognitivas da formação inicial. Se a avaliação tiver validade, pode-se inferir que nota alta implica boa aprendizagem do conteúdo expresso no objetivo da questão. Uma prova é confiável quando seus resultados merecem credibilidade. Isso implica, por exemplo, a definição de critérios adequados para a correção de provas discursivas, de tal forma que diferentes examinadores (da mesma disciplina) ou o mesmo avaliador em momentos diferentes possam atribuir a mesma nota a um mesmo candidato, reduzindo-se o número de discrepância. Assim, a confiabilidade depende da observância aos critérios de correção previamente estabelecidos por quem corrige a prova. [...] A confiabilidade está relacionada à como avaliamos e corrigimos".

Para elaborar questões de múltipla escolha ou dissertativas é importante pensar: no texto-base e no enunciado. No caso da questão objetiva teremos que pensar também nas alternativas. O texto-base consiste em figuras, tabelas, gráficos e textos cuja a função é motivar e compor a situação-problema apresentada no enunciado. O enunciado deverá apenas considerar exatamente as informações necessárias à situação-problema, contendo obrigatoriamente a instrução ou comando para do que o aluno deverá realizar. Ela pode ser expressa por meio de pergunta ou frase a ser completada (INEP, 2010).

Exemplo de questão objetiva ou múltipla escolha:




Exemplo da mesma questão de forma dissertativa:




  Considerando uma pessoa de 100 kg, determine a dose máxima aceitável de sulfito em um dia para cada bebida.


BIOLOGIA

  1. Quais são as aplicações do uso do álcool para o Sistema Nervoso Central ?
  2. De que maneira o álcool é metabolizado pelo organismo?
  3. Quais os sintomas observados em indivíduos, após a ingestão de bebidas alcoólicas?
  4. O metanol faz parte do grupo dos alcoóis o que acontece se alguém consumir a pequena quantidade de 30ml desse álcool?
  5. Quais partes do organismo humano são afetadas diretamente pelo consumo de bebidas alcoólicas?
  6. Quais os problemas do uso do álcool por longos períodos?
  7. Aponte quais são os principais efeitos  do álcool nos reflexos de um jovem ?
  8. Em média 45 gramas de etanol (120 ml de aguardente), com estômago vazio, fazem o sangue ter concentração de 0,6 a 1,0 grama por litro; após refeição a concentração é de 0,3 a 0,5 grama por litro. Um conteúdo igual de etanol, sob a forma de cerveja (1,2 litros), resulta 0,4 a 0,5 gramas de etanol por litro de sangue, com estômago vazio e 0,2 a 0,3 gramas por litro, após uma refeição mista. Em relação a esses dados podemos afirmar:
a) a alimentação pouco interfere na concentração de álcool no sangue
b) pessoas que consomem cachaça após a refeição apresentam menor concentração de álcool no sangue do que aquelas que consomem cerveja
c)  a alimentação diminui a concentração de álcool no sangue
d) pessoas que consomem álcool após a refeição apresentam a absorção mais lenta da bebida

ASPECTOS SOCIAIS

  1. Você concorda que o alcoolismo é questão de cultura? Isso varia de região para região? Construa o gráfico representativo?
  2. Relacione o álcool como porta de entrada para outras drogas.
  3. O uso exagerado do álcool vem sendo um grande problema para a sociedade, como conscientizar os nossos jovens e como fazer um resgate de um jovem viciado até que ponto a bebida é social ou prejudicial?
  4. Analisando um grupo de meninos que faz uso da bebida alcoólica, qual tipo de ajuda pode ser oferecida a família desses jovens? O que o governo nos oferece nessa problematização?
  5. Descreva quais são os danos que uma pessoa alcoolizada pode gerar para a sociedade.
QUÍMICA

  1. Analise a influência da concentração do álcool na transformação química.
  2. Monte e faça o balanceamento das equações químicas envolvidas no processo.
  3. Qual a ocorrência da transformação química?
  4. Represente a transformação química por meio de uma equação.
  5. Quais as principais características dos alcoóis?
  6. Como obter uma solução de álcool 30%? Caracterize o teor alcoólico como forte ou fraco.
  7. Com base no experimento, qual a relação de tempo gasto entre a reação que ocorreu entre álcool mais concentrado e o menos com dicromato.
  8. Analisando a reação química, pesquise qual foi a reação do dicromato de potássio com o álcool.
  9. Neste mesmo processo houve uma reação de oxirredução. Determine a reação de oxidação, de redução, o agente oxidante e o agente redutor.
  10. Determine a massa necessária de álcool para se preparar uma solução à 70%.
  11. Observando o resultado experimental a que conclusão você chega?
  12. O bafômetro ou etilômetro é um aparelho utilizado para identificar e determinar a concentração de etanol no ar espirado. A reação química que ocorre no aparelho entre o dicromato e o álcool pode ser representada pela equação:
  13. K2Cr2O7(aq) + H2SO4 (aq) + CH3CH2OH(g) à Cr2(SO4)3 (aq) + CH3CHO(g) + K2SO4(aq) + H2O (l)
  14. Escreva a equação química balanceada.
  15. A oxidação do etanol pelo dicromato de potássio (K2Cr2O7) ocorre em duas etapas, primeiro forma o etanal e depois este é oxidado a ácido etanoico (ácido acético). Por isso, o vinho transforma-se em vinagre. Represente a fórmula estrutural dessas duas substâncias.
  16. A maioria das cervejas vendidas tem entre 4,5 e 5,5% de etanol. Se uma pessoa consumiu 6 latas de cerveja com teor de 5%, qual a massa de álcool consumida. (MMetanol= 46g/mol)

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