Seguem algumas questões para refletirmos sobre o papel da Educação Científica na sociedade.
Na Conferência Mundial para a Ciência realizada em 1999 em Budapeste os cientistas discutiram o papel da Educação Científica:
Como parte dessa educação científica e tecnológica, os estudantes deveriam aprender a resolver problemas concretos e a satisfazer as necessidades da sociedade, [...] a fim de melhorar a participação dos cidadãos na tomada de decisões relativas à aplicação dos novos conhecimentos.
Muitos Pesquisadores na área da Educação Científica como Cachapuz, Auler, Gil-Pérez, Fourez e Chassot acreditam que as disciplinas da área devam desenvolver habilidades e competências que contribuam para a formação de um cidadão responsável com um mundo sustentável e decida em prol da qualidade de vida individual e coletiva.
Para colocar em prática essa visão da Educação Científica, podemos utilizar temas geradores. Esses temas seriam responsáveis por estabelecer a relação entre o conteúdo da disciplina científica e as questões sociais. A finalidade é mobilizar os estudantes a refletirem sobre as questões sociais por meio dos conhecimentos científicos.
![]() |
| Cal Viva (CaO) |
Assim, no volume 1 do 1º ano a partir do tema a produção de cal serão abordados os seguintes aspectos, tendo como conceito principal as transformações químicas:
a) interações entre materiais e entre materiais e energia;
b) transformações químicas;
c) evidências de transformações químicas;
d) os fatores tempo, energia e revertibilidade nas transformações químicas;
e) identificação, separação e usos das substâncias a partir de suas propriedades específicas.
![]() |
| Cal Extinta ou Apagada Ca(OH)2 |
A temática produção de cal por sua vez abordará os seguintes assuntos:
-os aspectos conceituais e representacionais das reações de combustão;
-a quantidade de energia liberada na queima de diferentes combustíveis;
-as relações em massa envolvidas nas combustões e outras transformações químicas;
-os impactos ambientais envolvidos na produção e no consumo de combustíveis;
-as ideias de John Dalton sobre a constituição e a transformação da matéria.
A metodologia adotada pelos cadernos parte do nível macroscópico para o nível submicroscópico, do mundo visível aos olhos para o mundo dos modelos. Nesse sentido, apresenta-se a ideia de teoria e modelo como criações humanas e portanto apresentam limitações que ao longo do tempo serão superadas e os modelos e teorias são aperfeiçoados, complementados e até descartados. Além disso, é importante valorizar o processo histórico de construção do conhecimento científico.
Caderno 1
A proposta é iniciar o tema com as questões:
Quais os materiais de construção mais usados e para que servem?
Vocês sabem como são produzidos?
E a cal, vocês sabem o que é e como é produzida? Que características tem? Em quais setores a cal pode ser utilizada, além da construção civil?
O texto curto apresenta muitos elementos para explorarmos os aspectos já citados sobre transformações químicas e o papel da cal em nossa sociedade.
Aqui sugiro dois vídeos curtos relacionados ao assunto. Um mostra a produção de hidróxido de cálcio caseira e o outro em escala industrial.
A proposta é iniciar o tema com as questões:
Quais os materiais de construção mais usados e para que servem?
Vocês sabem como são produzidos?
E a cal, vocês sabem o que é e como é produzida? Que características tem? Em quais setores a cal pode ser utilizada, além da construção civil?
O texto curto apresenta muitos elementos para explorarmos os aspectos já citados sobre transformações químicas e o papel da cal em nossa sociedade.
Aqui sugiro dois vídeos curtos relacionados ao assunto. Um mostra a produção de hidróxido de cálcio caseira e o outro em escala industrial.
Este vídeo é mais completo e comenta sobre os diversos usos da cal.
Imagens sobre o uso da cal em na sociedade atual e antiga:
| Mineração de Calcário |
![]() |
| Calcário para uso agrícola |
![]() |
| Cal sendo utilizada na lavoura |
![]() |
| Cal utilizada na construção |
![]() |
| Jazida de calcário |
![]() |
| Escultura grega mostrando Perseu e a Medusa |
![]() |
| Cal utilizada para pintar |
Por: Alfonso Gómez Paiva









Nenhum comentário:
Postar um comentário