segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O CURRÍCULO DE QUÍMICA E O 1º BIMESTRE DO 1ºANO

Caros Professores de Química;

Seguem algumas questões para refletirmos sobre o papel da Educação Científica na sociedade.


Na Conferência Mundial para a Ciência realizada em 1999 em Budapeste os cientistas discutiram o papel da Educação Científica:

Como parte dessa educação científica e tecnológica, os estudantes deveriam aprender a resolver problemas concretos e a satisfazer as necessidades da sociedade, [...] a fim de melhorar a participação dos cidadãos na tomada de decisões relativas à aplicação dos novos conhecimentos.

Muitos Pesquisadores na área da Educação Científica como Cachapuz, Auler, Gil-Pérez, Fourez e Chassot  acreditam que as disciplinas da área devam desenvolver habilidades e competências que contribuam para a formação de um cidadão responsável com um mundo sustentável e decida em prol da qualidade de vida individual e coletiva.

Para colocar em prática essa visão da Educação Científica, podemos utilizar temas geradores. Esses temas seriam responsáveis por estabelecer a relação entre o conteúdo da disciplina científica e as questões sociais. A finalidade é mobilizar os estudantes a refletirem sobre as questões sociais por meio dos conhecimentos científicos.

Cal Viva (CaO)
Assim, no volume 1 do 1º ano a partir do tema a produção de cal serão abordados os seguintes aspectos, tendo como conceito principal as transformações químicas:

a) interações entre materiais e entre materiais e energia;

b) transformações químicas; 

c) evidências de transformações químicas; 

d) os fatores tempo, energia e revertibilidade nas transformações químicas;

e) identificação, separação e usos das substâncias a partir de suas propriedades específicas.
Cal Extinta ou Apagada Ca(OH)2


A temática produção de cal por sua vez abordará os seguintes assuntos:

-os aspectos conceituais e representacionais das reações de combustão; 
-a quantidade de energia liberada na queima de diferentes combustíveis; 
-as relações em massa envolvidas nas combustões e outras transformações químicas; 
-os impactos ambientais envolvidos na produção e no consumo de combustíveis; 
-as ideias de John Dalton sobre a constituição e a transformação da matéria.

A metodologia adotada pelos cadernos parte do nível macroscópico para o nível submicroscópico, do mundo visível aos olhos para o mundo dos modelos. Nesse sentido, apresenta-se a ideia de teoria e modelo como criações humanas e portanto apresentam limitações que ao longo do tempo serão superadas e os modelos e teorias são aperfeiçoados, complementados e até descartados. Além disso, é importante valorizar o processo histórico  de construção do conhecimento científico.


Caderno 1

A proposta é iniciar o tema  com as questões:
Quais os materiais de construção mais usados e para que servem? 
Vocês sabem como são produzidos? 

E a cal, vocês sabem o que é e como é produzida? Que características tem? Em quais setores a cal pode ser utilizada, além da construção civil?

O texto curto apresenta muitos elementos para explorarmos os aspectos já citados sobre transformações químicas e o papel da cal em nossa sociedade.

Aqui sugiro dois vídeos curtos relacionados ao assunto. Um mostra a produção de hidróxido de cálcio caseira e o outro em escala industrial.



Este vídeo é mais completo e comenta sobre os diversos usos da cal.




Imagens sobre o uso da cal em na sociedade atual e antiga:


Mineração de Calcário

Calcário para uso agrícola

Cal sendo utilizada na lavoura


Cal utilizada na construção

Jazida de calcário

Escultura grega mostrando Perseu e a Medusa 

Cal utilizada para pintar


Por: Alfonso Gómez Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog