O 11º Encontro USP-Escola será realizado de 11 a 15 de janeiro e as inscrições poderão ser
feitas até o dia 30 de novembro (ou
enquanto houver vagas) no site da Comissão de Cultura e Extensão do
Instituto de Física da USP: http://portal.if.usp.br/extensao.
PERÍODO DO ENCONTRO: de 11 a 15 de janeiro de 2016, das 8 às 17h (escolher apenas um curso - descrição em breve neste site) - 40 horas - atualização
11ENC4 - Fazendo o aluno pensar sobre a química: atividades de ensino visando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem mais alta – Módulo 2. (Maria Eunice/Luciane Akaoshi)
11ENC 5 - Introdução à Física de Partículas - Aspectos Experimentais (Helio Takai)
11ENC7 - Experimentos de Física (Claudio Furukawa)
Conteúdo: Mecânica (cinemática, dinâmica e estática), hidrostática, ótica, termodinâmica, eletricidade e eletromagnetismo, além de noções básicas de técnicas de manuseio e sopro em vidros.
11ENC8 - O uso de tecnologias digitais como facilitador em um ensino interativo e participativo em Ciências Naturais. (Vera Henriques/Katia/Carlos Marcelo)
Com a inclusão das tecnologias na rede pública estadual e municipal temos percebido que há professores com dificuldades. O curso pode auxiliar no desenvolvimento de uma ação pedagógica mais ampla, ao transformar a sala de aula em um espaço de inclusão digital.
11ENC 11 - História e Filosofia da Astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino - (João Zanetic/Flavia Polati)
O curso “História da Astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino” faz pontes entre as necessidades formativas de professores do Ensino Fundamental e Médio para ministrarem temas da Astronomia presentes nos PCNs no eixo temático “Terra e Universo”. Pretendemos, por meio das atividades, tanto ensinar conteúdos de astronomia e história quanto questionar e discutir como se dá a construção deste conhecimento científico.
11ENC 12 - Construindo interdisciplinaridade e metacognição no ensino de ciências (Vera Bohomoletz Henriques)
A popularização da Internet e das novas tecnologias de comunicação tem causado impactos profundos sobre diferentes aspectos da vida diária de todos nós, mas muito especialmente sobre o ensino, já que, em um mundo no qual as informações estão na palma da mão de qualquer estudante, os professores se veem desafiados na sua função de detentores do conhecimento. Por outro lado, o desenvolvimento acelerado das ciências cognitivas, do estudo da mente e do cérebro, e dos processos envolvidos no pensamento e na aprendizagem, incluindo a atividade neural que os acompanha, ganhou impulso revolucionário com as novas tecnologias de imagem e de processamento de dados. O avanço da teoria cognitiva levou, nos últimos anos, à proposta de aplicar esse conhecimento à educação, tanto no desenho de currículos, como na forma de ensinar. Combinando pesquisas em psicologia, cognição, educação e neurociências, vem surgindo uma nova teoria do “ensinar” que preconiza uma prática muito diferente da que foi utilizada nos últimos séculos, baseada na exposição da teoria e na resolução de problemas, e que é a prática na qual a grande maioria dos professores é formada.
11ENC 13 - CIÊNCIAS (QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA e MATEMÁTICA) COM SURDOS: COMO ELABORAR PROPOSTAS PARA UM ENSINO BILÍNGUE (Jucivagno F. C. Silva e outros)
11ENC 14 - COMO EXPLORAR AS PROPOSTAS CURRICULARES DO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS SIMPLES (Fuad Saad)
Inscrições: https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/349
Nenhum comentário:
Postar um comentário