segunda-feira, 6 de março de 2017

QUANTOS CONTINENTES TEMOS?

continente-zelandiaÉ interessante como o conhecimento se articula como se fosse um só. Somos nós humanos que o dividimos para melhor compreendê-lo. Aprendemos o nome dos continentes e seu conceito na disciplina de Geografia, mas tal conceito também é desenvolvido em Ciências quando é trabalhado a estrutura da Terra.
Agora, cientistas dizem ter descoberto dois novos continentes, um no Oceano Índico e outro no Oceano Pacífico, a Zelândia. 
No caso da Zelândia, a maioria dos cientistas que afirmam ser um novo continente são da Nova Zelândia. 
Mas qual a definição de continente? Existe um consenso entre os especialistas sobre o que seria um continente?
Isso me faz lembrar da definição de planeta que perdurou por muito tempo e no final a União Astronômica Internacional decidiu redefinir o conceito diante as novas informações existentes sobre os corpos celestes.
Para fins didáticos é interessante passar o vídeo do Programa Matéria de Capa da TV Cultura e trabalhar as duas reportagens da Revista Veja. 
Podemos trabalhar o conceito de deriva continental, a estrutura de nosso planeta e o conceito de continente (tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista social e cultural).


Revista Veja: Zelândia: O oitavo continente? Disponível em:

Revista Veja: Há um continente perdido no Oceano Índico?

Para conhecer melhor o assunto, a Revista FAPESP tem um bom artigo - Nasce um continenteDisponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/nasce-um-continente/>

Alfonso Gómez Paiva
Equipe Ciências da Natureza Sul 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog