domingo, 14 de abril de 2019

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E O GUIA DE TRANSIÇÃO DE QUÍMICA

No dia 12 de abril de 2019, no período da manhã foi realizada a orientação técnica para os professores de química. Ao todo 40 escolas participaram.

O objetivo foi:
-        Destacar a importância da educação não-formal para a área de ciências da natureza, como é o caso das feiras de ciências e a mostra científica que é realizada anualmente na Diretoria de Ensino Sul 3. A data da mostra será definida na OT de Ciências do mês de abril.
Mais informações sobre educação não-formal acesse:

-    Discutir as habilidades em defasagem recorrentes. Nesse caso, foram apresentadas as habilidades em defasagem mais recorrentes na Diretoria de Ensino Sul 3. Esses dados foram coletados das respostas que os professores deram ao formulário enviado em 2018.
Acesse o relatório referente aos dados do primeiro semestre de 2018.
-       
      Orientar os docentes de química em relação ao Guia de Transição.
Acesse o Guia de Transição
-     
        Conceituar contextualização e atividade investigativa.
-        Elaborar situação didática investigativa e contextualizada de química.
Acesse o PPT da orientação técnica.


Referências
AMBROGI, Angélica e LISBÔA, Julio C. F. Misturas e substâncias: Reações Químicas. São Paulo, Ed. Hamburg, 1986.

AMBROGI, Angélica, VERSOLATO, Elena F. e LISBÔA, Julio C. F. Unidades Modulares de Química. São Paulo, Ed. Hamburg/ CECISP, 1987.

ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre, Bookman, 2006.

BELTRAN, Nelson O. CISCATO, Carlos A. M. Química. São Paulo, Cortez, 1991.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências.Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, jan. 2002. ISSN 2175-7941. Disponível em:< https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/EesUEreoE3VKkd4ez5iupq4BPFkGvicjtfFAQ0dO-ClAeA?e=ES18SR > Acesso em: 14/04/2019.

FERREIRA, Luiz H., HARTWING, Dácio R. e OLIVEIRA, Ricardo C. de. Ensino Experimental de Química: Uma abordagem Investigativa Contextualizada. São Paulo, Química Nova na Escola, vol. 32, 2010. Disponível em: < https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/EXBWYVSX-exDlxuqo3Ksz6YB1tcBC6rWzRKi7paakbfD5g?e=rJ7zfd > Acesso em: 14/04/2019.

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA - GPEQ. Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio. São Paulo, Secretaria da Educação, 2009.

__________ Interações e Transformações I: Elaborando Conceitos sobre Transformações Químicas. São Paulo, EDUSP, 2005.

__________ Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores. São Paulo, Secretaria da Educação, 2011.
KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M. e WEAVER, Gabriela C. Química Geral e Reações Químicas.São Paulo, Cengage Learning, 2009.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de Ensino de Biologia.  São Paulo, Edusp, 2008.

MALDANER, Otávio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores.Ijuí, Unijuí, 2003.

PAIVA, Alfonso G. e SANTOS, Vilma M. dos S. Formação docente em ATPC – Área de Ciências da Natureza. São Paulo, Diretoria de Ensino Região Sul 3, 2015. Disponível em: < https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/ETE9dsXm7kdIl48qdAKwym0BoZQnrJ-IQk1y1KKyiEyD7A?e=Anoi7A > Acesso em: 14/04/2019.

PAIVA, Alfonso G. Relatório das habilidades em defasagem recorrentes na Sul 3 no 1º semestre de 2018. São Paulo, Diretoria de Ensino Região Sul 3, 2019. Disponível em: < https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/EXOg3jmDsVRIkCgX32Dw0VYBJwGYAdX-8ozDAdMXhOu6Bw?e=HJZ3BX > Acesso em: 14/04/2019.

SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo, Secretaria da Educação, 2012.

__________ Guia de Transição: Área de Ciências da Natureza (Ensino Fundamental e Médio). São Paulo, CGEB, 2019. Disponível em: < https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/ESTFaOChz0dJuog-qLCcsmABVN9Z2J2wdW0UMnmL5xKb4Q?e=VMirFS > Acesso em: 14/04/2019.

ZÔMPERO, Andreia F. e LABURÚ, Carlos E. Atividades Investigativas no Ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Belo Horizonte, Revista Ensaio, v.13, nº 03, p. 67-80, 2011. Disponível em: <https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/alfonso_paiva_educacao_sp_gov_br/EeWCYrGTI0FFt59SBqc7JXwBPEvWXwCgPp4D_5O-lBcjtQ?e=dGesKc> Acesso em: 14/04/2019.


FOTOS DO EVENTO
Problema: Demonstre por meio de um experimento o que faz a massa de bolo crescer.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog