sábado, 5 de setembro de 2020

Tema Gerador: a história da peste negra, como seria um roteiro de estudos interdisciplinar?

 Um filme interessante para trabalhar de forma interdisciplinar e disponível no Youtube, como deveriam ser todos os vídeos, documentários com potencial de serem utilizados para fins educacionais. São 43 minutos que podem ser explorados por professores de História, Biologia, Geografia, Filosofia, Ciências, Física e Química. Cada um analisando sob sua perspectiva e relacionando com o contexto atual de pandemia.

O filme é da History Channel Brasil e se chama “Uma pandemia devastadora”. Ele começa falando do menino pobre que nasceu na Mongólia em 1162, derrotou o Império Chinês e triplicou o território em menos de 20 anos. Os mongóis chegaram a controlar 1/5 do planeta, talvez o maior império da civilização. 

O filme sugere que os conquistadores contribuíram para a disseminação da Peste Negra pela Europa por meio da Rota da Seda e o cerco a Kaffa. Tempos onde a ciência era contida pela igreja, tempos dominados por superstições, achismos e os tristes efeitos de uma doença totalmente desconhecida. O filme inspira muitas perguntas, como: quais eram os remédios conhecidos da época? Quais as condições de saneamento na Europa e na Ásia? Qual a situação da tecnologia e da ciência na época? Que máquinas existiam para facilitar o trabalho?

A questão para nós professores, especialistas em ensinar, é como podemos usar a nossa criatividade para promover a aprendizagem usando o filme como tema gerador? Como seria o roteiro? Seria possível utilizar o filme como sala invertida? E no ensino remoto, como seria aproveitado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog