segunda-feira, 15 de março de 2021

BOLOQUEANDO A ENZIMA-CHAVE DA SARS-CoV-2

Segundo a newsletter da Revista Galileu do dia 3 de março de 2021, cientistas alemães identificaram substâncias que podem inibir o vírus Sars-CoV-2. Sabemos que as pesquisas estão concentrando seus esforços para desenvolver vacinas e medicamentos que ajudem a controlar a Covid-19.

Na universidade de Bonn e Würzburgo, Alemanha, encontraram duas famílias de substâncias que impedem a replicação do novo coronavírus. Eles perceberam que essas substâncias atuam na enzima-chave do vírus o que impede a replicação viral nas células do paciente.

Isso porque a primeira etapa da replicação consiste na tradução do genoma do vírus de RNA para uma grande fita de proteína. Em seguida, a protease principal corta essa cadeia de proteína em pedaços pequenos que vão compor novas partículas de vírus.

Esse conhecimento permite aos cientistas criarem medicamentos que atuem nesse mecanismo, inibindo a ação viral no corpo humano. A azanitrilas e os ésteres de piridila, são as duas substâncias que prometem tal ação, pois a partir delas foi possível customiza compostos que ficassem grudados à protease (enzima-chave) e bloqueassem a replicação do Sars-CoV-2.

Mais informações em: 

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/03/cientistas-da-alemanha-identificam-substancias-inibidoras-do-sars-cov-2.html

Crédito de imagem: www.pixabay.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog