terça-feira, 22 de junho de 2021

AS FESTAS DO SOL

A estrela de nosso sistema planetário sempre encantou a humanidade, desde tempos remotos como a pré-história, o Homo sapiens observou o movimento aparente do Sol no céu e percebeu o seu comportamento cíclico. Eles foram capazes de identificar quatro épocas bem definidas em que o grande astro nascia e se punha, definindo as quatro estações do ano que determinam o ciclo climático na Terra.

A entrada do verão é marcada pelo dia mais longo do ano que ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro no Hemisfério Sul, é o que os cientistas chamam de solstício de verão. Nessa época temos a Festa de Natal.

O solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de junho, neste ano de 2021 foi no dia 21, é nesse dia em que o dia é o mais curto do ano. O inverno no Brasil é comemorado com a famosa Festa Junina, com direito a quentão e a fogueira.

Só a partir da primavera é que os dias voltarão a ser mais longos do que as noites. Mas, temos dois dias do ano em que o dia e a noite tem a mesma duração, é o início da primavera e o início do outono, neste ano ela inicia no dia 22 de setembro às 16h21 e o próximo outono no dia 20 de março às 12h33 de 2022.
  
Assim, enquanto o Sol atinge o ponto mais ao sul no verão, no inverno ele estará no ponto mais ao norte.


Solstício de inverno no Hemisfério Sul: iluminação da Terra.



Solstício de verão no Hemisfério Sul: iluminação da Terra.



Este vídeo curto explica como ocorre o fenômeno solstício, ele pode gerar uma sequência didática ou um roteiro formativo bem interessante para os alunos.




Equipe de Ciências da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog