segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A BACIA HIDROGRÁFICA ALTO DO TIETÊ

Entre os dias 3 e 4 de outubro ocorreu a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente fase regional. A nossa região está inserida na bacia hidrográfica Alto do Tietê.

O Rio Tietê atravessa cerca de 1100 km de terras paulistas somente, cortando o Estado de São Paulo de leste a oeste. A sua bacia ocupa uma área de 73.400 km2.  Nasce nas escarpas da Serra do Mar, a 22 km do litoral, no município de Salesópolis e sua foz localiza-se no rio Paraná, na fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Itapurá.

Segundo a divisão hidrográfica brasileira adotada pelo IBGE e pela ANA (Agência Nacional de Águas) a Bacia do Rio Tietê pertence à Região Hidrográfica da Bacia do Paraná e foi dividida em seis unidades de gerenciamento de recursos hídricos (UGRHIs):

1- Alto Tietê
2-Tietê Sorocaba
3-Piracicaba-Capivari-Jundiaí
4-Tietê-Jacaré
5-Tietê-Batalha
6-Baixo Tietê



Nossa região está na Bacia Hidrográfica Alto Tietê, com uma área de drenagem de 5.868 km2 e uma população de 19.305.358 habitantes. Os principais  rios são:  Tietê,  Pinheiros,  Tamanduateí,  Claro, Paraitinga, Jundiaí, Biritiba-Mirim e Taiaçupeba. Os principais reservatórios são:  Paraitinga,  Ribeirão  do  Campo,  Ponte Nova, Biritiba-Mirim, Jundiaí, Taiaçupeba, Billings, Guarapiranga, Pirapora, Represas do Sistema Cantareira e Pedro Beicht.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog