domingo, 20 de outubro de 2013

MOSTRA CIENTÍFICA

A mostra científica de nossa diretoria será no início de novembro. Algumas dúvidas que podem aparecer:

1- Qual o meu papel enquanto professor?

R: Orientar os alunos. Provavelmente os alunos apresentarão algum trabalho interessante desenvolvido no ano e certamente o selecionado é aquele que se destacou. Mas nós professores sabemos que todo trabalho de sala de aula por mais bem feito precisa de alguns ajustes. Textos, figuras, gráficos, esquemas, demonstrações, materiais alternativos etc. Além disso, é preciso adequá-lo ao edital do evento. É nesse momento que entra a experiência do professor, sem imposição ou dar respostas prontas, devemos estimular o aluno a pensar e a agir. Precisamos aumentar a autoestima e a autonomia do aluno.

2-Lendo o edital parece que é muito complicado, cheio de itens como justificativa, objetivos etc. Será que o aluno consegue?
R: Sim, nós professores muitas vezes subestimamos a capacidade do aluno e a nossa de orientar. Devemos deixar claro a esses bons alunos que a Ciência tem uma forma de se expressar por escrito, de apresentar o seu trabalho. O rigor científico é o que diferencia a Ciência do senso comum e dos mitos e crenças que a sociedade possui.
Outro ponto que precisamos pensar: é natural da Ciência que seus conhecimentos sejam constantemente verificados e testados. Ele não são verdades absolutas e eternas. Ela está em constante aprimoramento. Nós também, nossos erros não devem ser encarados como o fim do mundo, mas como meios para melhorarmos.

3-Como podem ser apresentados os trabalhos?
R: O estudante pode escolher, só painel ou também por demonstração. A demonstração pode ser um experimento, uma maquete, um equipamento ou qualquer recurso que ajude o aluno a expor o trabalho.

4-Como funciona a apresentação?
R: Os visitantes passarão pelo estande e o aluno expositor deverá explicar o trabalho. Sugere-se que ele conte porque ele decidiu realizá-lo (motivos). Dizer a importância daquele estudo para a humanidade e relacionar com o cotidiano das pessoas é importante para que os visitantes compreendam os conceitos científicos apresentados. É importante que o aluno pense nas perguntas que os visitantes poderão fazer sobre o assunto e se preparar. O expositor também poderá ao final da apresentação questionar o visitante se ele tem alguma dúvida ou sugestão e se ele não souber responder se prontificar a enviar a resposta por email. É impossível saber tudo sobre um assunto.

5- Quanto tempo deve durar a apresentação?
R: Não existe um tempo ideal. O ideal é que o assunto seja bem explorado pelos alunos de modo a satisfazer as expectativas do visitante.

Que outras perguntas você professor tem? Em breve falaremos da avaliação e sobre o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar nesse blog