Na ultima sexta feira dia 30 de agosto de 2019 tivemos uma maravilhosa orientação técnica sobre
infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, ela foi realizada pela nossa querida obstetriz CINDY FERREIRA LIMA (@luamater_saudefeminina), MARCELO BORGES VIANA E ALFONSO GOMEZ PAIVA, nessa orientação técnica contamos com a presença de 56 professores.
A necessidade de realizar uma orientação com esse assunto é conscientizar nossos jovens, evitar danos a saúde e uma gravidez indesejada por falta de informação. Iniciamos a nossa formação com dados da região do distrito do Grajaú e distrito de Parelheiros, juntando os dados coletados pelo Infocidade da prefeitura de SP e o SINAN estadual, contamos com 1507 jovens grávidas com idade entre 10 a 19 anos (consideradas adolescêntes segundo a OMS) dessas jovens cerca de 400 está abaixo dos 14 anos. Quando pensamos em dados estatísticos não podemos levar em consideração apenas nas meninas, e os meninos?
Após esse momento fomos para a parte das IST (infecção sexualmente transmissível) onde focamos na HIV e SÍFILIS e escutamos algumas vivencias narradas pela CINDY. Para conscientização fizemos uma experiência para entender como funciona a dinâmica das infecções, o intuito desse experimento é mostrar que as IST não tem rosto, não tem cor, não tem raça e nem discriminação de pessoas, e que todos podem estar correndo risco quando entram em uma relação sexual sem preservativo.
Após essa Orientação, a Sandra Cursino (@naauladeciencias)Parceira fez uma enorme contribuição para nós fazendo um mapa mental do que ela aprendeu na formação. e não para por ai, ela replicou com os alunos a experiência da dinâmica de contagio de IST. dá um pulinho no Instagram dela e veja essa e outras experiências que ela realiza em sala de aula.
Experiencia realizada Pela professora Sandra Cursino, professora da E.E Dom Duarte Leopoldo e Silva com os alunos do 8 e 9º ano. Nesse experimento cada copinho descartável equivale a uma pessoa. Vamos simular uma relação sexual desprotegida. Contamos com 10 participantes em média e entre eles apenas um contaminado. Os jovens são instruídos a trocar o líquido com outros alunos da sala.
Primeira relação
Adicionando o indicador
Resultado 1.
Os resultados em rosa, indica que a pessoa foi contaminada com uma IST, os que permanecem incolor não foram contaminados.
Contribuição da professora Wilma da escola E.E José Geraldo de Lima.
Experimento Gravidez na adolescência e contagio de IST.
Produto final da experiência realizada na unidade escolas. Parabéns pelo seu trabalho professor( a)Wilma e Luciano!
Experimento realizado na escola Tancredo de Almeida Neves Com as professoras Bianca Eika De Biologia, Kethlen de Química e Mariana de Biologia. Elas fizeram o experimento com 55 alunos, desses 4 estavam contaminados inicialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário